quinta-feira, 25 de abril de 2013

♫ Não tenho mais o tempo que passou... ♪


Mas tenho muito tempo?
Na ultima segunda-feira foi meu aniversario. Dia 22 de abril. Uma data importante não só porque eh a minha data (rs), mas também eh o dia do “descobrimento” do Brasil, dia da Terra, e provavelmente dia de algumas outras coisas das quais eu não sei!

A questão eh que eu fiz 25 anos. Wow! Um quarto de um século. E apesar de eu não me sentir diferente, tenho que dizer que a idade pesa. Eh engraçado porque quando eu converso com pessoas casadas e com filhos e essas pessoas já passaram dos seus 35, 40 anos, elas sempre me dizem “imagina, você eh tão novinha, tem a vida toda pela frente!”, quando conversei com minha avó no meu dia então, foi até melhor, ela me disse que minha vida esta começando agora! Então por que eh que estou sentindo algo dentro de mim me dizendo que meu tempo esta se esgotando?
Eu sei que disse que não me sinto diferente. E eu quero dizer que não me sinto velha como eu achava que estaria quando eu tinha meus 16, 17 anos e pensava no futuro. Aos 16, 17, eu tinha planos de já estar casada e com filhos aos 25. Pelo menos com um dos 3 que eu queria ter! Eu nunca fui daquele tipo de pessoa que sempre falava “Filho? Só depois dos 30 anos!”. Conforme eu fui crescendo e meus amigos também, e nos aproximávamos dos 20, 21, 22, a frase mudou para “Filho? Só depois dos 40!”. Mas pra mim não. Eh claro que eu já não pensava que teria o primeiro filho até os meus 25, mas agora que tenho 25, me pergunto se isso vai acontecer antes dos 30.
E eu nem quero ter filho agora, penso que daqui uns anos, depois de casada, estável, feliz de ter chegado aonde quero chegar na minha carreira. Só que quando eu olho pra trás e analiso o que eu fiz com a minha vida até os 25, não deixo de me perguntar quanto tempo ira levar para eu passar por tudo isso e ainda ter filho antes dos 35? Talvez? Que eh a idade máxima recomendada pelos médicos para termos o primeiro filho. Será que a medicina vai avançar o suficiente para me garantir uma gestação saudável quando eu passar dos 35? Eu espero que sim. Ou, será só por Deus que meu milagre vai acontecer sem problemas!
Eu adoro fazer aniversario! Adoro que as pessoas se lembrem de mim com carinho e me digam aquelas mesmo que poucas palavras que nos mostram o quanto somos queridas! Mas, depois dos meus 21, 22 anos, comecei a fazer essa bendita analise da minha vida e acredito que a sensação piora um pouquinho a cada ano. Acho que a coisa ficou feia mesmo depois da faculdade. Toda aquela coisa de se formar e dali nada sair... Pensar no tempo e dinheiro investido e continuar a se desiludir com a realidade profissional. Enfim, esse assunto esta meio que superado para mim. Mas foi isso que elevou o nível de preocupação com meus sonhos X tempo.
Antes de vir para os EUA, meus objetivos de vida eram basicamente carreira, casamento, filhos. Agora que eu conheci a vida com outros olhos, descobri coisas novas, aprendi, conheci, vivi... Meus objetivos vão além do que eram antigamente. Ainda há tantos lugares que quero conhecer, experiências que quero viver, gostos que quero sentir. E acho que vai ser difícil fazer isso se eu tenho que me preocupar com a hora de dormir das crianças. E pra mim a questão eh: será que eu já não deveria ter feito tudo isso? Será que eu não estou atrasada com a minha vida?
Meu programa de au pair esta quase acabando, e apesar de eu estar super empolgada com essa nova fase que vai começar de volta na minha terra, também morro de medo de não conseguir fazer tudo o que quero, antes que o tempo se acabe. Espero que seja só uma crise... Sei lá, existe crise dos 25? Quando tempo demora para eu me sentir bem? Tomara que seja rápido...
Tomara que eu ainda tenha todo o tempo do mundo!
Beijos e boa quinta-feira!
Su

Um comentário:

  1. Crise dos 25?
    Então bem-vinda ao clube. hahahaha
    Caramba!!!!
    Estou na mesma situação, viu?
    Meu plano era de noivar aos 22 - na minha festa de formatura e com a idade a qual a minha mãe casou - o que não aconteceu!
    Casar aos 23 e ter filhos depois de dois anos de casada.
    Puff!
    Fiz 26 anos (estou somente 4 anos pertinho dos 30) e isso me frustra todos os dias!
    Minha carreira profissional deixei estacionada no Brasil em busca do meu sonho de criança - que era morar nos Estados Unidos. Mas estando aqui, nem carreira eu tenho! (pelo menos ainda) e vejo tooooodas as minhas amigas e amigos do colegial noivando, engravidando, casando, terminando pós ou mestrado! aaaaaaiii!
    Isso é o mais frustrante para mim.
    Mas... espera aí! A vida é feita de escolhas! E fui eu quem escolhi estar aqui. Ninguém me forçou a nada! Então tenho que aproveitar cada momento e "deixar a vida me levar" no tempo certo e no tempo de Deus. Quantas pessoas gostariam de estar no meu lugar agora e por medo ou comodismo ficaram estacionadas aonde estão?
    Essa é uma reflexão a qual não tem um certo ou um errado. "It is what it is" - é meu lema agora. (Eu acho!!! hahahaha)
    Beijao pra ti e não fica remoendo isso não.
    As coisas acontecem da forma que deveriam acontecer.
    Feliz Aniversário!! (atrasadinho, mas vale, né?)

    ResponderExcluir