quarta-feira, 17 de abril de 2013

5 coisas que odeio em ser au pair


Vocês sabem que esse negocio de ser au pair eh bem louco. Tem horas que nos sentimos as pessoas mais realizadas do mundo por estar vivendo num dos países mais importantes na face da terra, e tem horas que a gente vive se perguntando por que raios resolveu morar de favor na casa dos outros!
Eh claro que “de favor” eh só maneira de dizer, afinal a gente trabalha e paga caro por isso.  Mas acho que para muitas famílias, esse eh o pensamento que se sobressai , o de que a au pair tem mais eh que agradecer o teto que tem sobre a cabeça... Eh cada uma viu?!
Hoje eu vou falar de coisas que odeio na vida de au pair.
1.       Morar na casa dos outros!
Eu juro que achei que isso sempre fosse uma das coisas que eu mais iria gostar em ser au pair. Afinal, que maneira mais fácil de vivenciar a cultura americana, se não morando com os americanos? Não vou dizer que não suporto, porque existem muitos lados positivos nisso, como não pagar aluguel, não gastar com comida, não se preocupar com as contas da casa... Fora o fato de ver mesmo como eh a cultura deles. Porem, ao mesmo tempo, estamos vivendo em uma casa que não eh e nunca será sua, e que você tem que “trata-la bem!”, lembrar-se de ser gentil com as portas e janelas porque qualquer esbarrão que você der, os donos da casa já vão te olhar meio assim como quem diz: “Cuidado com a minha casa!”
2.       Morar com os chefes!
Sabe aquele dia horrível em que tudo da errado no seu trabalho e você não vê a hora do dia terminar porque não aguenta mais ter que ficar sorrindo pro chefe e fingindo que esta tudo bem? Bom, o fingimento nunca acaba aqui! Além de a au pair morar na casa dos outros, os outros são os chefes dela e dependendo muito da relação que ela tiver com eles (se for uma relação magica, por exemplo), não terá problema em demonstrar quando esta de saco cheio e ficar bem em não ficar bem na frente deles. O que geralmente acontece eh uma au pair tentando sorrir e fingir ser feliz o tempo todo, independente dos dias ruins, dias de saudades, dias de TPM que a fazem sofrer de tempos em tempos... Sendo au pair, vc acaba de trabalhar e continua no trabalho!
3.       Morar onde não tem transporte publico!
Não que eu adore andar de ônibus pra cima e pra baixo, mas a questão eh que aqui principalmente se vc mora nos subúrbios dos EUA, só se vai a lugares se for de carro. E grande concentração das famílias que tem au pairs eh nos subúrbios. Diferentemente do Brasil, os subúrbios dos EUA são cheios de famílias de classe media alta e geralmente todos os moradores da casa que tem mais de 15, 16 anos, já tem um carro. Só que a au pair usa o carro da família e nem sempre a família se sente tranquila em dar o carro nas mãos de uma desconhecida que vem morar na casa deles. Aih, a au pair tem que ficar pedindo para usar o carro para poder ir aonde ela quiser. Às vezes a coitada precisa ir ao mercado comprar absorvente e tem que ficar dando explicação do que vai fazer só porque vai usar o carro da família. Se existisse transporte publico em tudo quanto eh lugar nesse pais desenvolvido, muita au pair poderia levar uma vida mais fácil e com bem menos cobranças.
4.       Trabalhar nos feriados
Pode ser feriado na cidade, no estado ou no pais, au pair trabalha se a família quiser que ela trabalhe! Por quê? Eu acho que pais que gostam de ser presentes se tem um dia livre, deveriam passar com os filhos! Jah não basta que au pair passa mais tempo com as crianças do que os pais, aih tem feriado e eles dormem até mais tarde e nos temos que levantar as 6 da manha pra dar café-da-manha pros anjinhos que já acordam com aquela energia! Isso me deixa muito irritada! Rs... Vir me contar esse tipo de estória eh pedir pra me ver xingar! Eu sei que existem bons pais que sabem que prover não eh a única coisa importante que eles devem fazer, também existe o participar e eh triste saber o quanto isto esta se tornando raro. Jah não basta os pais brigarem nos sábados e domingos para ver quem perde e fica com as crianças, nos raros feriados que existem aqui, fazem a au pair trabalhar e se esquecem dos filhos até às 5 horas da tarde!
5.       Receber por uma mão, perder por outra
Se você for parar na casa de uma família boa, legal e normal, eles vão te deixar usar o carro deles, a internet deles, vão colocar TV (e a cabo ainda) no seu quarto e vão te emprestar um telefone celular. Só que não! Lembre-se que nada eh seu. Geralmente o carro só pode ser dirigido até o metro mais próximo, às vezes você não pode dar carona pra ninguém, ou seja não da pra chamar azamiga pra sair se elas não tiverem como ir por conta própria! Tenho amigas que tem limite de quilometragem por mês, chegou ao limite na metade do mês, fica sem usar o carro até o próximo!
Aih você usa a internet deles e nunca se preocupa com o quanto pode ser até que eles reclamam dizendo que vc esta usando demais... Meu, até no Brasil da pra pagar um preço só por internet ilimitada, por que eh que vc vai regular o wi-fi aqui? E o celular? Tudo funciona bem até a sua host mom reclamar que vc esta mandando muita mensagem e o pelo fato do plano de vcs duas ser conjunto, vc tem que parar com as mensagens para que ela possa usar mais... Vc tem que parar ou comprar o próprio telefone. Além de que ela pode ver todos os números e horários de ligações e mensagens vindas do seu celular. Super legal!
Ahhh, a TV que eles prometeram antes do match, ainda não saiu do quarto de visitas e eles descobriram depois que vc chegou aqui que fica caro pra adicionar mais um ponto de TV a cabo!  Haha...
 
Okay gente, sei que dei uma exagerada no numero 5, vai ser difícil uma família que seja assim com tudo de mordomia que a au pair pode ter. Mas tudo que eu disse, são realidades e são coisas que odeio sim na vida de au pair. Eh claro que também existem as coisas que eu amo e a lista eh bem maior do que essa! Só que vou ter que deixar para um próximo post porque já esta ficando tarde e amanha meus anjinhos estão de pé bem cedo!
 
Ah, se vc já eh au pair, me conte o que vc odeia :)
Beijos
Su

4 comentários:

  1. Oi!!

    Também detestarei isso com certeza!

    Estava lendo seu post em inglês! Você escreve super bem! Adorei ler ele!

    Beeijo

    ResponderExcluir
  2. Oi Suelen, adorei o seu post, sou Au Pair na Pensylvania e tudo que vc falou eh pura vdd. Com relacao ao transporte publico, usar carro, telefone aff. Tudo que vc relatou de um certo modo aconteceu comigo (menos a parte da TV e Internet rsrs). Bom o que eu nao estou gostando e queria desabafar eh que, minha lampada deu pau, nao sei o que aconteceu o ventilador soh funciona na velocidade maxima e o controle nao esta emitindo o sinal para desligar ou acender a luz, any way, ja estou nessa vida de "sem Luz" ha mais de 1 mes, ai fui super paciente com a minha host, sabia que ela estava com muitos problemas na epoca, porem questionei ela sobre minha luz, quando que vai arrumar, ai ela me disse que apos quinta-feira 11/04 ela iria resolver sem falta, disse que tudo bem, mas que iria marcar no calendario, pois iria fazer 1 mes sem luz. Ontem 16/04 mandei uma msg pra ela dizendo que me desculpa por estar encomodando, mas que se ela podia ligar pra alguem vir aqui dar uma olhada na minha luz... e sabe o que ela respondeu... Estou trabalhando, vc tem uma lampada (ela me deu um espelho daqueles de maquiagem, redondinho com uma luz vagabunda em volta) se nao estiver satisfeita, vai em algum lugar e compra com o seu proprio dinheiro!! Afff fiquei revoltada, como assim, nao estou pedindo nenhum favor, soh queria minha luz funcionando e outra nao eh ela que vai arrumar, custa ligar para um eletricista! pqp! fiquei revoltada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priscila. Obrigada! :)
      Das coisas que escrevi (e pretendo escrever) nem tudo acontece comigo. O legal da gente estar aqui e conhecer outras au pairs, eh que escutamos tantas estorias que as vezes nos damos conta de que apesar do nosso estar ruim, existem piores, ou as vezes descobrimos que o nosso na verdade eh muito bom !hehehe...
      Quanto ao seu problema, vc tem certeza de que a lampada nao esta somente queimada? Apesar do ventilador estar louco, vai ver soh trocando a lampada, a luz volte a funcionar...
      Agora, eu acho que para resolver esse tipo de coisa com os hosts, vc precisa analisar a relacao de vcs. Alguma vez que vcs tiveram algum problema, ela envolvou a LCC pra te chamar a atencao? Pq se ela fez, faz o mesmo com ela, afinal room and board faz parte do contrato. Eh o que ela temque fornecer e de preferencia com tudo funcinando. Agora, se vcs sempre costumam conversar e a relacao eh mais "intima", eu esperaria por ela. Ainda mais pq vc sabe que ela estava tendo alguns "problemas"! Eu super entendo a sua raiva! haha... Pq ninguem merece ter que fazer as coisas no escuro. Eu acho legal esse "fazer parte da familia", mas tem muita familia que se acomoda e deixa de fazer a parte deles, acabam abusando da paciencia da au pair!
      Eu nao sei como eh sua situacao ai, mas pense na relacao que vc tem com sua host, da mais um prazo pra ela sem dizer a ela que ela tem um prazo, se ela nao der jeito, cobra de novo... Ela pode nao gostar, massss, vc t nao tem que ficar no escuro!
      Boa sorte :)
      Me conta dpeois como foi!

      Excluir