Au Pair - Meu processo


Para mim tudo começou quando uma professora minha de inglês contou à classe que estaria partindo para os EUA para ser au pair. Eu deveria ter uns 15, 16 anos na época e foi essa a primeira vez que ouvi falar disso. Eu sabia que ela viria trabalhar nos EUA como babá e moraria com uma família americana, só isso! Requisitos e quantias eram coisas que eu não sabia e que não pesquisei. Somente pensei que seria uma forma legal de viver no EUA e conhecer a cultura bem de perto.

Quando eu tinha uns 21 anos, estava no meu último ano da faculdade, conversei com uma colega de classe que estava se preparando para ser au pair também. Nós não éramos próximas, então fiquei meio sem jeito de enchê-la de perguntas sobre o intercâmbio. Eu estava bem mais interessada naquele momento, porém não pesquisei muito e sem informações sobre os valores, continuei com o pensamento de que só viaja para outro país quem fosse rico! Em 2010, uma colega de trabalho e amiga de infância me disse que começaria a se preparar para ser au pair também, a intenção dela era ir no começo de 2011, depois de terminar a faculdade.

Acredito que foi a partir desse momento que percebi que estava cansada de ver pessoas indo e eu ficando e já estava mais do que na hora de pesquisar TUDO sobre isso, descobrir se era algo que caberia no meu bolso e enlouquecer todos ao meu redor falando somente sobre o intercâmbio.

Na época eu não tinha nem minha habilitação para matar dirigir! E caso você não saiba, carteira de motorista é um dos documentos necessários para ser au pair. Por morar em São Paulo, onde 99% da população está infeliz dentro dos transportes públicos, é claro que leva tempo e dinheiro para ser habilitado. Eu levei em torno de 10 meses para fazer tudo. Curso teórico, teste, exames médico e psicotécnico, aulas práticas, testes... E depois de quase um mês receber a minha tão necessitada documentação! Enquanto tudo isso acontecia, eu já tinha começado o preenchimento do application e já estava com tudo pronto quando finalmente peguei minha habilitação no DETRAN. Em Janeiro de 2011 entreguei toda a papelada na Cultural Care e morri de ansiedade a cada dia esperando cada passo a ser dado pela agência até eu finalmente ter uma host family.

Primeiro eles conferiram as minhas referências ligando para cada uma delas e perguntando sobre mim! Depois a agencia da minha cidade encaminhou os meus papéis para a agencia de SP (capital) e eles revisaram tudo para ter certeza de que eu não era louca e me ligaram perguntando sobre uma das minhas preferências e só. Depois de tudo resolvido, submeteram o meu application e enviaram meus documentos para a Cultural Care de Boston, onde eu acredito que eles revisam o application mais uma vez (não faço ideia)! Depois de mais ou menos uma semana após a entrega de tudo, fiquei online. Foi no dia 9 de fevereiro de 2011. Tão emocionante! *-*

No dia 15 de fevereiro, uma família de Needham, MA, entrou no meu perfil. Eu me lembro que eles tinham duas crianças, uma menina de 6 anos e um menino de 3. Fiquei super empolgada, já havia procurado sobre o lugar no Google e visto a que distância de Harvard que ficava. A família ficou no meu perfil por 2 dias, mas eles não entraram em contato comigo... No dia 18, sexta-feira de manhã, uma família de Haymarket, VA entrou no meu perfil. Eram duas meninas de 4 anos, gêmeas e lindas.



Foi um susto porque a família apareceu na minha conta de manhã, e quando foi à noite alguém totalmente estranho me adicionou no Skype, e 2 minutos depois de eu ter aceitado, esse alguém me liga e eu nem fazia ideia de que a ligação era de tão longa distância! A pessoa que me adicionou no Skype era a atual au pair da família. Brasileira, assim como eu e muito querida :) Ela conversou comigo por 2 minutinhos também e perguntou se eu estava preparada! Rs... Eu estava super ansiosa e com um nervosismo gostoso. Depois de conversar por mais de 1 hora com a minha host mom, senti aquele sentimento que não sei explicar. Achei que daríamos certo juntas e já estava apaixonada pelas crianças.

No dia 28 de fevereiro de 2011, recebi um e-mail da Cultural Care de Boston oficializando o meu match com minha host family. Minha host mom e eu já tínhamos decidido fechar, mas ela me disse depois que a agente dela a fez esperar alguns dias e pensar se ela queria mesmo fechar comigo, por que não tínhamos conversado muito (foram uns 3 Skypes e vários e-mails trocados em 5 dias). Mas fiquei menos de 20 dias online, graças a Deus! Pois a ansiedade e o nervosismo dessa fase eram terríveis! Rs... O único “problema” era que a família só precisaria de mim em julho, e eu gostaria de embarcar em Maio, mas tudo bem, só 2 meses a mais e eu poderia continuar trabalhando e juntando um pouquinho a mais de $ para vir, enquanto aproveitada cada minuto restante com minha família e meus amigos.

Depois disso, vinha outra coisa que não costuma ser fácil, o visto permitindo que eu entrasse nos EUA como au pair. Lá vai eu preencher outro application e pagar mais taxas... Agendei o meu visto para o dia 27 de maio e minha mamãe querida foi comigo para me dar apoio moral enquanto esperava por horas do lado de fora do consulado americano. A entrevista foi bem tranquila para mim. Apesar do cônsul ter dito somente 2 frases em português, ele foi muito simpático e cheio de charme o tempo todo, então nem fiquei nervosa ;)
Visto concedido, começaram os últimos preparativos, como pedir as contas no trabalho, comprar presentes para a futura família, se despedir de cada ser que eu conheço e amo no Brasil, chorar, Passar tempo com pessoas queridas, comer todas as comidas brasileiras gostosas que eu não encontraria aqui facilmente e chorar mais um pouco! Rs...

Embarquei em SP às 5 e alguma coisa da manhã. Minha mãe e dois amigos foram comigo até lá para me fazer chorar mais um pouco. Eu só tinha uma mala para despachar e uma mala de mão. Foram 5 horas até Bogotá, na Colômbia e depois mais 5 horas até Nova Iorque, nos EUA do meu coração! E o dia que esse voo aconteceu, foi um dia muito especial. Não só porque eu estava realizando um sonho, mas também porque foi no dia da Independência dos EUA. Isso mesmo, meu voo foi agendado para o dia 4 de julho! E ninguém acredita, mas eu vi mesmo fogos de artifício de dentro do avião  :D

Pois é, um processo e tanto, mas super gostoso de viver! Apesar de todo o nervosismo, de toda a ansiedade que a gente passa, é muito emocionante a cada passo sentimos a alegria de algo que se realiza e se encaminha a um passo maior a ser dado. Nesse exato momento sou au pair por quase 2 anos e estou me preparando para voltar para casa!

Status: Sentindo-me realizada por ter conseguido viver tudo que esse intercâmbio me proporcionou!

Nenhum comentário:

Postar um comentário